Availability: Em Stock

Futebol Organização Dinâmica do Jogo

3ª Edição revista e aumentada
SKU: EUL81627

26.90   ( iva incluído )

Categoria:

Descrição

Neste livro desenvolvemos uma organização dinâmica do jogo de futebol a qual assenta em seis vertentes fundamentais cujo funcionamento só têm sentido quando ligadas ao todo:

1. Cultural. A organização de uma equipa de futebol não poderá subsistir se os seus jogadores não aderirem a uma visão comum de forma a direccionar efectivamente as suas decisões, atitudes e comportamentos com o intuito de estabelecer uma coerência interna.

2. Estrutural. Exprime um dispositivo táctico, que determina o arranjo posicional dos jogadores dentro do espaço de jogo, ajudando-os a operacionalizarem as suas funções tácticas e responsabilidades no plano individual e no plano colectivo.

3. Metodológico. Representa a coordenação comportamental dos jogadores e o ritmo de execução das suas acções táctico-técnicas, racionalizando-as e sequencializando-as, através do estudo e do treino para as fases fundamentais do jogo (ofensivo e defensivo), enquadrados num dispositivo estrutural de base (sistema de jogo).

4. Relacional. Desenvolve uma linguagem táctica comum no seio da equipa a qual é suportada pela implementação de um conjunto de linhas orientadoras do pensamento táctico dos jogadores (regras de decisão) as quais visam a resolução operativa dos diferentes contextos situacionais que o jogo em si encerra.

5. Táctico-técnico. Assegura os meios, as formas e os procedimentos mais eficazes, eficientes e racionais para resolucionar os problemas que derivam das situações de jogo.

6. Estratégico-táctico. Expressa uma planificação que analisa, define e sistematiza as diferentes operações inerentes à construção e desenvolvimento de uma equipa. Assim, organiza-as em função das finalidades, objectivos e previsões, escolhendo as decisões que visem o máximo de eficácia e funcionalidade da mesma.

Informação adicional

Peso 1.294 kg