Descrição
Este livro apresenta-se como um recurso didático para que se possa (re)pensar o treino de futebol em múltiplos contextos. As perspetivas dos autores, sob pressupostos distintos e cunhos diferenciados, permitem um olhar abrangente e fundamentado sobre o treino de futebol, a periodização, o planeamento e a programação.
Considerando que, em muitos casos, apenas se considera a existência de uma ontologia, este livro pode servir para que o leitor esteja predisposto para a pluralidade ontológica necessária por forma a que se entenda um fenómeno como o Futebol de forma concertada.
A prevalência de violência ontológica e, também, epistemológica, no estudo sobre e do futebol tem, sem dúvida, colocado entraves à mudança e existência de novas abordagens que contrariem modismos, validações conceptuais desadequadas e nichos ideológicos de radicalismo evidente.
O objetivo é que o leitor possa encontrar neste livro oportunidades para o pensamento divergente e para equacionar novas práticas, respeitando as ontologias e epistemologias em causa.
